Talvez, no primeiro momento, você deva responder a pergunta acima com o famoso "tanto faz". Mas, é importante você saber que a escolha da cor da luz faz toda a diferença dentro do ambiente que você deseja instalá-la.
O primeiro ponto é saber qual a sua intenção dentro do ambiente. É criar uma espaço de trabalho ou de relaxamento, por exemplo? Mesmo que a resposta seja "ambos", não se preocupe. Um ambiente pode ser funcional e, ao mesmo tempo, de descanso. Nesse caso, o ideal é usar dois interruptores: luz branca no teto e luz amarela distribuída nos cantos. Assim, você pode controlar a iluminação de acordo com o momento.
BLAKE DICA: luz branca ou amarela não faz diferença nenhuma na conta no final do mês. O que vai influenciar nisso é a tecnologia da lâmpada: incandescente, fluorescente ou de LED. Essa última é mais cara, mas tem maior durabilidade e consome menos energia. Mas isso será assunto em um próximo post. Fique ligado!
Tá, ok...mas vamos lá:
• Onde apostar na luz branca
A luz branca também conhecida como luz fria, é ideal para áreas de trabalho, porque é estimulante e aumenta o foco. Isso quer dizer que, em ambientes como lavanderia, cozinha, banheiro, onde você precisa ver melhor as coisas, a aposta na luz branca é certeira. Ela também funciona muito bem para escritórios e consultórios.
• Quando usar a luz amarela
Uma luz amarela
é a pedida certa para trazer aconchego para a casa. Ela é quente, em termos de cor, o que proporciona uma atmosfera ideal para descansar após um dia corrido. Por ajudar a relaxar, dar um clima mais intimista e não forçar os olhos, esse tipo de luz é indicado para salas e quartos. Na decoração, combina com elementos que trazem conforto, como sofás e tapetes, além de ficar ótima em um pendente na sala de jantar, dando um ar descontraído para as refeições.
Comments